Pergunta  Resposta  
Você sente e demonstra empatia e preocupação com os membros de sua equipe ?
Você facilita o diálogo e sabe ouvir as pessoas ?
Você proporciona oportunidades de desenvolvimento aos seus colaboradores ?
Você sabe criar coesão e espírito de equipe ?
Você estimula a participação na tomada das decisões evidenciando o sentido de equipe ?
Você gere eficazmente os conflitos na equipe ?
Você acompanha a contribuição e produtividade de cada membro da sua equipe ?
Você consegue identificar as atividades que agregam valor ao trabalho da sua equipe ?
Você seleciona as informações importantes usando o pensamento crítico ?
Você projeta as atividades para chegar com eficiência aos resultados ?
Você sabe coordenar e controlar o processo de trabalho ?
Você sabe distribuir o trabalho de acordo com as competências das pessoas ?
Você mantém sua equipe orientada para os resultados mostrando onde se pode chegar ?
Você estabelece objetivos claros e define os planos para os atingir ?
Você delega eficazmente as atividades a sua equipe ?
Você se entrega de corpo e alma ao seu trabalho ?
Você impele a unidade de trabalho a atingir as metas fixadas ?
A sua motivação e empenho mantêm-se em situações de tensão ou de falta de tempo ?
Você mantém uma rede de contatos influentes ?
Consegue negociar bem envolvendo as partes ?
Você é um comunicador que apresenta as suas ideias com eficácia ?
Você trabalha eficazmente em situações de mudança e ambiguidade ?
Você resolve problemas de forma criativa e inteligente ?
Você identifica tendências e planeja mudanças necessárias ?
Você enconraja os membros de sua equipe a exprimir seus pontos de vista ?
Você sabe dialogar e consegue despertar o interesse das pessoas pelo que você fala ? 
Você incentiva sua equipe a se aperfeiçoar para que cresçam profissionalmente ?
Você gera abertura e participação na equipe criando um ambiente positivo ?
Você chama os membros de sua equipe para participar das decisões ?
Você é hábil em consensuar pontos de vista conflitantes ?
Você confere o cumprimento das metas fixadas por sua equipe ?
Você buscar aumentar a efetividade das rotinas da equipe eliminando os desperdícios ?
Você reduz a grande quantidade de informação ao essencial ?
Você sabe ordenar as atividades de sua equipe numa sequência lógica ?
Você se preocupa com o planejamento adequado das atividades ?
Você lida bem com equipes multidisciplinares ?
Você sabe comunicar eficazmente uma visão de futuro para a sua equipe ?
Você fixa metas a atingir ?
Você define áreas de responsabilidade para os subordinados e as delega ?
Você demonstra motiviação pelo seu papel ?
Você mantém a equipe motivada e produtiva ao longo do tempo ?
Você se empenha em cumprir prazos estipulados sem entrar em estresse ?
Você sabe se relacionar com as pessoas certas ?
Você procura sempre soluções em que todos ganham ?
Você articula ideias, sabe argumentar e expressar bem as suas posições ?
Você lida bem com as situações de mudança ?
Você concebe soluções inovadoras e eficazes ?
Você planeja e implementa mudanças oportunas para aperfeiçoar seu trabalho ?
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Item Nota Nome da competência Descrição da competência
A Compreensão de si mesmo e dos outros conhecer as próprias emoções, virtudes e limites,  identificar as habilidades de cada um e avaliar que tipo de contribuição podem dar. 
B Comunicação eficaz  capacidade de transmitir o que sente e pensa, de forma que se faça compreender pela equipe, além de ser bom ouvinte, capaz de escutar de fato as idéias das outras pessoas. 
C Desenvolvimento de colaboradores capacidade de oferecer oportunidade para que os servidores aprimorem suas competências e habilidades, assumam mais responsabilidades e obtenham feedback a respeito de seu desempenho. 
D Constituição de equipes capacidade de formar equipes comprometidas com uma meta ou propósito comum, cujos membros tenham responsabilidades e papéis claros e interdependentes. 
E Uso do processo decisório participativo  capacidade de discernir quando e em que grau deverá ser utilizada a participação dos servidores no processo de tomada de decisão, levando-se em consideração a viabilidade e os benefícios de tal participação. 
F Gerenciamento de conflitos capacidade de administrar diferenças, atender às necessidades das partes e encontrar opções satisfatórias para todos, especialmente para a organização.
G Monitoramento do desempenho individual e coletivo capacidade de acompanhar o desempenho e a contribuição efetiva de cada membro da equipe, bem como a contribuição do grupo como um todo, para o alcance dos objetivos organizacionais. 
H Gerenciamento dos processos essenciais capacidade de identificar os processos que de fato agregam valor aos resultados desejados e aprimorá-los, tornando-os mais eficazes e eficientes.
I Análise de informações com pensamento crítico capacidade de filtrar informações, tomar a melhor decisão, estruturar com clareza sua linha de raciocínio e reagir com rapidez aos argumentos dos outros. 
J Gerenciamento de projetos  capacidade de administrar projetos que se utilizam de recursos organizacionais da mesma unidade de trabalho ou de unidades diferentes. 
K Planejamento do trabalho  capacidade de planejar as diferentes etapas do processo de trabalho e de distribuir tarefas condizentes com as possibilidades dos servidores. 
L Gerenciamento multidisciplinar  capacidade de administrar funções ou equipes constituídas por especialistas de diferentes áreas funcionais, congregados para executar de forma mais eficaz e objetiva determinada atividade. 
M Desenvolvimento e comunicação de uma visão  capacidade de desenvolver e internalizar a visão de sua unidade administrativa e da organização, bem como expressá-la de forma comprometida e contagiante. Possuir visão implica conhecer o resultado que se quer alcançar.
N Estabelecimento de metas e objetivos capacidade de formular planos, metas e objetivos específicos, com vista à consecução da visão de sua unidade administrativa e da organização. 
O Planejamento e organização  capacidade de realizar o planejamento mais adequado de forma articulada com a visão e a estratégia da organização; decidir como alocar e coordenar os recursos para o  alcance das metas organizacionais. 
P Produtividade no trabalho capacidade de trabalhar de forma motivada, autônoma e comprometida, com orientação para resultados e desempenho máximo. 
Q Fomento de um ambiente de trabalho produtivo capacidade de criar e manter um ambiente de trabalho produtivo, com pessoas motivadas. 
R Gerenciamento do tempo e do estresse  capacidade de administrar sua produtividade e de sua equipe equilibrando o estresse, bem como saber priorizar as ações em função de sua urgência e importância. 
S Construção e manutenção de uma base de poder capacidade de construir e manter uma rede de relacionamentos sobre a qual exerce influência a fim de facilitar a implantação de idéias que julga importantes e essenciais para realização das metas e objetivos. 
T Negociação de acordos e compromissos  capacidade de firmar compromissos e acordos de forma que as partes envolvidas no processo de negociação sintam-se mutuamente satisfeitas nas suas demandas. 
U Apresentar ideias  Capacidade de expor e defender de maneira clara e objetiva suas idéias. Capacidade de realizar apresentações orais acerca dos assuntos pertinentes à sua área de atuação.  
V Convívio com a mudança   capacidade de se adaptar a mudanças imprevistas e até indesejadas, bem como incentivar  a adaptação da equipe, minimizando a resistência psicológica à mudança.
X Pensamento criativo  capacidade de gerar e estimular novas idéias e soluções, utilizando-se de informações conhecidas apresentadas com novas associações. 
Z Gerenciamento da mudança  capacidade de planejar e implementar a mudança, sabendo administrar a resistência natural que ocorre em todo processo de transformação.
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Papéis do gerente Definição Ações
Mentor Conselheiro, guia e orientador. Espera-se que, neste papel, o gerente seja prestativo, atencioso, sensível, cessível, receptivo e justo. O líder deve escutar, apoiar as solicitações legítimas e expressar apreciação e reconhecimento. Dedicar-se ao desenvolvimento das pessoas, mediante orientação cuidadosa e empatia. Esse profissional é solícito, atencioso, afável, aberto e justo, escutando reivindicações, transmitindo apreciação e distribuindo reconhecimento.
Facilitador Aqui a principal habilidade é equilibrar as necessidades individuais com as da coletividade, de modo a criar um clima positivo no grupo de trabalho. Fomentar o esforço coletivo, criar coesão e moral e administrar os atritos interpessoais.
Monitor É a competência para o monitoramento do atuação individual e coletiva para manter uma equipe de alta performance. Saber o que se passa em sua unidade, a fim de determinar se as pessoas estão cumprindo as regras e averiguar se o setor está fazendo sua parte.
Coordenador Enfoza a eficiência do fluxo de trabalho, sendo o gerente responsável para que as pessoas certas estejam no lugar certo na hora certa, a fim de cumprir a função correta. Ser capaz de dar sustentação e estrutura ao fluxo do sistema. Ser digno de confiança e crédito.
Diretor O papel do diretor reflete a essência da definição de liderança. Relaciona-se com a conquista do apoio da equipe, a definição dos objetivos e do plano de trabalho. Capacidade de explicitar as expectativas organizacionais por meio de processos, de definir os problemas e selecione alternativas de gerar regras e dar instruções.
Produtor Este papel envolve as metas racionais e é o complemento para o papel de diretor. Orientar-se para tarefas, manter o foco no trabalho, exibir alto grau de interesse, motivação, energia e ímpeto pessoal.
Negociador O papel de negociador se relaciona com apresentação e negociação de ideias com eficácia; nas organizações ideais, só dá certo se as pessoas enxergarem seus benefícios aplicados. Mostrar os cenários futuros com clareza e sua relação com as decisões de todos; buscar o comprometimento das pessoas com os acordos feitos.
Inovador O papel de inovador tem foco na capacidade de adaptação e resposta ao ambiente externo. É o encarar a mudança como uma oportunidade desafiadora de crescimento e desenvolvimento positivos tanto para a organização quanto para seus funcionários. Facilitar a adaptação e a mudança, identificar tendências significativas, conceitualizar e projetar mudanças necessárias. Apresentar inovações de forma convidativa e convincente.
   
Mentor  
Facilitador  
Monitor  
Coordenador  
Diretor  
Produtor  
Negociador  
Inovador