COACHING INDIVIDUAL

A Pós-graduação IDAAM foi a primeira especialização de Manaus a usar ativamente as ferramentas de coaching com seus alunos. Foi também a instituição de ensino pioneira em realizar em Manaus um curso de especialização em coaching.

Agora em 2018, a novidade é a realização de sessões de coaching individual com os alunos das Faculdades IDAAM. O coaching vem da palavra de origem inglesa que significa carruagem. A ideia é que assim como as carruagens transportam pessoas de valor de onde elas estão até onde elas querem chegar, o coaching pode tirar um profissional do lugar comum e leva-lo ao êxito profissional.

O Coaching apoia a descoberta de competências necessárias a desenvolver e a que a pessoa aprenda a se responsabilizar por sua própria vida, deixando de culpar as condições externas e os outros, dedicando-se a mudar seu próprio comportamento, tornando-se mais proativo, atuando como o agente da mudança necessária para atingir seus objetivos.

Uma boa hora para fazer coaching é quando o profissional busca os seguintes objetivos:


Objetivos para fazer coaching


A proposta do acompanhamento individual de coaching com alunos é lapidar diamantes brutos, com vista a ampliar a capacidade do nosso aluno quanto a sua determinação pessoal, organização no uso dos recursos, capacidade de solução de problemas, criação de um bom ambiente de trabalho e aprendizado contínuo. Ao longo da especialização, são previstos 6 encontros individuais de 1h30 onde um profissional capacitado utilizará as ferramentas do coaching, laudos comportamentais e estratégias de feedback para atingir estes objetivos. Ao se matricular em uma especialização e optar por coaching individual, o aluno terá direito à este acompanhamento profissional, com todo o material didático impresso incluso, assim como os testes comportamentais.


autodidatismo


A proposta é capacitar executivos, gestores, empresários e professores que necessitam de auxílio para melhoria do desempenho pessoal e profissional, redução das barreiras e aprimoramento da capacidade de aprender sobre o próprio comportamento.

Espera-se dos participantes a melhoria da própria performance pelo feedback e a adoção de rotinas e metas de crescimento pessoal. O coaching traz à tona o que há de melhor nas pessoas e aprimora a agilidade no aprendizado. O planejamento das 6 reuniões é apresentado abaixo:


Planejamento das seis reuniões


Entre as ferramentas de laudo comportamental que serão utilizadas, destacamos o instrumento Perfil NBI de preferência cerebral que permite a pessoa compreender o modo como ela pensa, se comunica, se relaciona com os outros, toma decisões importantes, aprende, ensina, lidera e se motiva. Com base neste conhecimento, associado às ferramentas de coaching, o profissional pode entender melhor como funciona e a partir disso trilhar um caminho seguro com vistas ao êxito profissional. A figura abaixo apresenta os 4 quadrantes do cérebro humano, de onde se compreende os processos de dominância cerebral.


quatro quadrantes do cérebro humano




FACULDADES IDAAM 2018. Todos os conteúdos estão licenciados sob a cc-by-sa-3.0, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.