Histórico

As Escolas IDAAM definem-se como Instituições Educacionais de caráter privado em sentido estrito, que se destinam a prestações de serviços da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, fundada em 2007.

As atividades iniciaram em 2007 com a administração do Centro Integrado de Educação Christus – CIEC, situado a avenida Djalma Batista, 1151- Chapada, escola criada em 1986 que teve seu reconhecimento garantido mediante o parecer nº 048/90 CEE/AM, tendo como mantenedora, até o final do ano letivo de 2006, a Sociedade de Educação de Manaus – SOEM.

No ano de 2007, o CIEC passou a ter, então, como entidade mantenedora e administradora, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Rural e Tecnológico Dados da Amazônia – IDAAM, passando a escola a denominar-se CIEC/CGF, de acordo com o que estabelecia o art. 2º da Resolução nº135/06-CEE/AM.

Com o trabalho desenvolvido no ano letivo de 2007 e objetivo de desenvolver atividades educacionais na região amazônica, e com a visão de possibilitar o desenvolvimento técnico-científico para a sociedade, de forma que todos os cidadãos tenham a oportunidade democrática à Educação, gradativamente foi redefinida a proposta política e pedagógica da Escola com a participação direta e indireta dos membros envolvidos no processo educacional.

Nos anos de 2008 e 2009 realizou-se a consolidação da proposta educacional, tendo a visão de que, como um processo vivo, alterações sempre serão necessárias para acompanhar as pesquisas e descobertas na área educacional, sendo a proposta pedagógica vista como um norteamento às ações desenvolvidas, mas que sempre estará sendo revista e reavaliada.

No início de 2010, com ideais de Educação já firmados e com características próprias, a Escola passou a denominar-se Escolas IDAAM, sigla originária do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Rural e Tecnológico Dados da Amazônia – IDAAM, mudando novamente sua nomenclatura para Escolas IDAAM- Unidade Djalma Batista. Neste mesmo ano, ocorreu o lançamento da 2ª Unidade de Ensino criada no bairro Cidade Nova, na Rua Dessana, nº 26, denominada por sua localização como escolas IDAAM – Unidade Cidade Nova.

Com o crescimento do grupo IDAAM, novas oportunidades de oferecer uma educação de qualidade, com conteúdos significativos, começaram a despontar. Em abril daquele ano, começou-se a firmar a parceria com o Centro de Ensino Fundamental Partenon, criado em 15 de fevereiro de 1997, situado na Rua 11, nº 29 – Parque 10 de Novembro e reconhecido pela Resolução nº 038/04 CEE-AM. Em 2011 a parceria foi consolidada, passando a administração deste estabelecimento de ensino, a partir de 1º de outubro, a fazer parte do grupo IDAAM, com a solicitação de mudança de nome fantasia para Escolas IDAAM – Unidade Kids.

Em 2013, com a necessidade de expansão do segmento do Ensino Médio objetivando atender aos alunos deste nível de ensino com maior foco na aprendizagem e nos processos seletivos para ingresso às Universidades Públicas, bem como oferecer maior estrutura física que atendesse essa faixa etária, criou-se a Escolas IDAAM- Unidade Eldorado, localizada na avenida Djalma Batista, nº 377 – Chapada, que funciona como anexo da Unidade Djalma Batista.

Ampliando ainda mais a oferta de oportunidades educacionais para a comunidade manauara, o Grupo IDAAM passou a apoiar no ano de 2013 o Centro Integrado de Educação Christus –CIEC Sul, localizado à Avenida Urucará, 1360 – Cachoeirinha, autorizado para funcionamento no ano de 2002, sendo essa escola considerada, no referido ano letivo, coligada ao grupo IDAAM, mas administrada, até então, pela empresa Sociedade de Educação Berenice e Origines Martins Ltda. No final daquele ano foi firmado contrato com o Grupo IDAAM para assumir integralmente a gestão do CIEC Sul, iniciando sua administração a partir do ano letivo de 2014 com a denominação Escolas IDAAM – Unidade Cachoeirinha.

Até a presente data o Grupo IDAAM conta com cinco Unidades de Ensino, com a mesma filosofia de atuação, sendo o grande sucesso de nossas ações o reconhecimento de seus alunos e familiares, parceiros dessa história.

As atividades educacionais do IDAAM começaram na capital do Amazonas no final de 2005 com a proposição do projeto de pós-graduação em parceria com importante Universidade particular do Rio de Janeiro. Nascia ali a Pós-Graduação IDAAM.

No exercício de 2005, definiu-se a estrutura societária da empresa, a estratégia do negócio, a filosofia de educação de qualidade a preços justos e foram desenvolvidos os projetos pedagógicos de cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu nas áreas de educação, gestão e engenharias. A missão Institucional da pós-graduação foi definida como formar profissionais com forte embasamento teórico e prático, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região norte e estabelecendo barreiras estratégicas de saída para as empresas do polo industrial de Manaus.

A Pós-Graduação IDAAM se tornou instituição líder de mercado em Manaus porque desenvolveu uma avançada metodologia de ensino e aprendizagem, baseada no desenvolvimento de competências, nos princípios que regem a educação de adultos e na capacitação para a solução de problemas reais do mercado de trabalho.

As aulas iniciaram em 2006 reunindo a melhor proposta de especialização lato sensu da cidade de Manaus, com cursos rápidos e inovadores, ministrados por um corpo docente de excelência. Os cursos de Pós-Graduação nasceram com um programa arrojado de disciplinas, material didático próprio, professores mestres e doutores, com experiência profissional, e voltado com o compromisso de ensinar de forma prática e eficaz, buscando resultados positivos, visando à empregabilidade de nossos alunos. Em seu primeiro ano a instituição ganhou força total em parceria com grandes instituições de Ensino Superior nacional e internacional.

Em 2007 agrega-se ao funcionamento da Pós-Graduação o projeto das escolas IDAAM. Ao longo de 3 anos, a escola passa de meros 250 alunos para 4000 estudantes e passa a ser a 4ª maior escola da cidade, cobrindo a educação infantil, o ensino fundamental e ensino médio.

A proposta de ofertar educação de qualidade, democratizando o acesso através de preços justos se mostra também acertada para a escola. Em 2010 com o crescimento do número de estudantes de 3 a 18 anos, são separadas as operações de escola e pós-graduação com o objetivo de se criar a empresa Mantenedora.

A Pós-graduação passa a ser representada pela empresa IDAAM Educação Superior LTDA sucedendo a empresa original na condução dos cursos de especialização. A operação de pós-graduação ao longo destes anos já formou mais de 16.000 alunos, estes ocupando as melhores vagas nas grandes empresas no polo industrial e comercial do nosso estado.

Em março de 2015, a Pós-Graduação IDAAM deu seu maior salto, com a construção do Campus próprio, em área nobre na cidade de Manaus, com 800 m² de área contando com 7 espaçosas salas de aula no modelo flippedclass, área administrativa, serviço de atendimento ao aluno, laboratório de informática, biblioteca, lounge e lanchonete. O IDAAM Educação Superior conta com uma equipe de 25 colaboradores e 35 professores. Os cursos de pós-graduação do IDAAM possuem reconhecimento nacional e internacional por meio de nossos aliados – Maurício de Nassau no Brasil, Universidade do Minho em Portugal e Universidade de Alcalá de Henares na Espanha, assim como o reconhecimento pelo mercado de trabalho, medido através da competência de nossos alunos.


FACULDADES IDAAM 2018. Todos os conteúdos estão licenciados sob a cc-by-sa-3.0, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.