Biblioteca

Biblioteca Faculdades IDAAM



A Biblioteca com 47,80 m2 de área total, com instalações e equipamentos adequados ao estudo e pesquisa. Tendo uma sala ampla com o acervo, 4 mesas, com 4 cadeiras cada, de estudos em grupo, mais 6 cabines de estudo individual.

Catálogo. Existência de catálogo informatizado (Sistema Gennera) disponível para o público em geral via Internet, que pode ser consultado, na biblioteca, em computadores disponíveis, permitindo consulta por: autor, título e assunto (s) atribuído (s) a cada documento. Todos os documentos estão preparados com etiqueta de lombada e disponíveis para empréstimo, segundo a política da instituição.

Disposição. O acervo específico de cada área do conhecimento encontra-se disponibilizado às categorias docente e discente da Instituição, numa distribuição racional, mediante os requisitos estabelecidos para o funcionamento dos cursos. Há também uma sinalização visível que facilita ao usuário encontrar a fonte de que necessita.

Iluminação A iluminação é disposta de acordo com a distribuição das estantes, mesas e cadeiras, propiciando um ambiente confortável para a leitura.

Prevenção. A Instituição dispõe de equipamentos de combate a incêndios compostos de hidrantes distribuídos nas áreas de circulação e extintores distribuídos internamente na biblioteca. Bem como, lâmpadas de emergência distribuídas nas áreas internas e nas áreas de circulação, rampas e escadas.

Banheiros. Os banheiros são de fácil acesso e próximos à entrada da Biblioteca, sendo distribuídos em banheiros masculinos, femininos e para deficientes físicos.

Acessibilidade. A área da Biblioteca possui amplas áreas com acessibilidade, sendo de fácil circulação para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Segurança. Ao entrar na Biblioteca, o aluno deverá deixar em armários individuais: pastas, bolsas, embrulhos, celular desligado e outros materiais, exceto os necessários para seu estudo. Por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, não é permitido entrar com alimentos e bebidas. A biblioteca possui também sistema de controle do acervo.

Estudos Individuais. A área reservada para consultas individuais está distribuída no espaço físico central do acervo geral. São 6 cabines individuais com cadeiras confortáveis, dispostas a atender a demanda dos cursos.

Estudos em Grupos. A Biblioteca disponibiliza 4 espaços, com mesas e cadeiras confortáveis para estudo em grupo (4 lugares/mesa). Atendendo a demanda inicial dos cursos.

SERVIÇOS

Horário de funcionamento:

  • Segunda à Sexta-feira: das 15h até às 22h;
  • Sábado: 7h30 até às 18h.
  • No período de férias ou de recesso acadêmico, a Biblioteca pode ter seu horário alterado.

    Serviço de acesso ao acervo:

    A Biblioteca tem como um dos seus objetivos, facultar à comunidade acadêmica os recursos bibliográficos necessários à investigação e ao ensino.

    Oferece aos seus usuários espaços abertos, em regime de livre acesso, dando-lhe, assim, a possibilidade de circularem livremente nas estantes, tendo contato direto com o livro.

    A Biblioteca coloca à disposição de seus usuários, dois tipos de empréstimos: empréstimo de referência, que compreende a retirada de material bibliográfico e audiovisual para uso exclusivo no recinto da Biblioteca; e empréstimo de circulação, à disposição para empréstimo domiciliar, permitido a alunos, professores e funcionários da Instituição. O limite de volumes emprestados e prazo de devolução variam de acordo com a categoria do usuário, conforme consta no Regimento da Biblioteca. É indispensável a apresentação do cartão de identificação para o uso dos serviços da Biblioteca.

    A Biblioteca dispõe de serviço de consulta, empréstimo, reserva e outros, facultados a alunos, professores, funcionários e membros da comunidade acadêmica devidamente cadastrados. Para orientação da utilização dos serviços oferecidos, bem como a localização de material bibliográfico, os usuários encontrarão à disposição funcionários para atender a cada necessidade. São, também, realizadas visitas orientadas para alunos calouros, professores e visitantes.

    A Biblioteca oferece, por meio de computadores interligados em rede e disponíveis na área da biblioteca, o acesso para consulta do acervo por: autor, título e assunto (s). A Biblioteca também está interligada à rede de informação COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica na Internet), onde é possibilitada a cópia de artigos publicados em periódico técnico-científico a ser disponibilizado ao usuário.

    As obras estão alocadas nas estantes por área de conhecimento de acordo com a tabela CDU, em ordem alfanumérica crescente.

    Outras informações relacionadas ao funcionamento estão disponíveis no regulamento próprio da Biblioteca.

    Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos:

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM disponibiliza serviços tais como:

    • Empréstimo para reprografia;
    • Auxílio à pesquisa por intermédio ao acesso da Base de Dados local representado pelo sistema integrado da Biblioteca;
    • Orientação às atividades de âmbito técnico-científico por meio de acesso de Base de Dados Textuais e Bibliográficas de Universidades, Centros Universitários e Faculdades;
    • Conjunto de normas da ABNT para normalização de documentação;
    • Manual da Faculdade IDAAM com as exigências específicas para a apresentação de trabalhos técnicos e científicos.
    Pessoal Técnico e Administrativo:

    A Biblioteca é órgão suplementar, subordinado à Diretoria Geral, encarregado de proporcionar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

    Os serviços da Biblioteca estão sob a responsabilidade de um bibliotecário, designado pelo Diretor Geral, e de seus auxiliares.

    O quadro de pessoal da biblioteca compõe-se de:

    • Bibliotecário = 1 (Bibliotecária: Ângela Vieira);
    • Atribuições (Registro, Classificação e Catalogação dos Livros / Supervisão da indexação de periódicos / Controle de Atribuições e Horários de Pessoal)

    • Auxiliar de Biblioteca = 1;
    • Atribuições (Controle de Estantes / Atendimento de Referência / Preparação técnica de livros e periódicos / Atendimento de Empréstimo)

    • Atendentes = 2.
    • Atribuições (Atendimento de Usuários / Atendimento de Empréstimos / Controle de Estantes)

    INFORMATIZAÇÃO

    A Tecnologia de Informação tem sido um importante instrumento de gerenciamento dos processos formadores das rotinas da Biblioteca da Faculdade IDAAM, por intermédio de um sistema de TI torna-se possível a gestão biblioteconômica e de pessoal.

    O sistema da Biblioteca da Faculdade IDAAM utiliza recursos compartilhados, fazendo-se utilizar as ferramentas de comunicação mais especificamente a Intranet e o acesso à rede Internet, possibilitando desta forma uma abrangência maior quanto à utilização da informação elemento fundamental para a geração do conhecimento.

    A Biblioteca oferece, por meio de computadores interligados em rede, o acesso simultâneo para consulta ao acervo disponível. Através dos computadores, os usuários podem consultar o acervo por: autor, título e assunto (s). A Biblioteca também está interligada à rede de informação COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica na Internet).

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM possui, como parte integrante da disseminação e recuperação da informação, o Sistema de Comutação onde é possibilitada a cópia de artigos publicados em periódico técnico-científico a ser disponibilizado ao usuário, materializado por meio do COMUT.

    Biblioteca: plano de atualização do acervo

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM atende aos coordenadores de curso e aos docentes, por meio da aquisição de novos títulos, mantendo o acervo atualizado. Para tanto, os docentes encaminham um relatório com as indicações de novos títulos a serem adquiridos, prevendo sua utilização no período letivo subsequente. Este procedimento não exclui aquisições extras, conforme a necessidade mais premente. Dessa forma, o setor mantém um fluxo que possibilita o tombamento frequente de novos exemplares na biblioteca.

    Os livros são adquiridos em número suficiente visando suprir as necessidades oriundas das pesquisas bibliográficas específicas de cada segmento. A política adotada é a escolha pelo professor da disciplina de 3 títulos básicos, que são adquiridos em média na quantidade de 1 exemplar para cada 10 alunos na turma, e 5 títulos complementares, que são adquiridos no mínimo 2 exemplares para o acervo.

    Livros:

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM disponibiliza um acervo que inclui diversas obras referentes a assuntos que integram os programas acadêmicos em nível de graduação e pós-graduação. Dessa forma, se propõe a desempenhar o papel de facilitadora e difusora do conhecimento.

    O acervo específico para as disciplinas já existentes é adquirido em número suficiente visando suprir as necessidades oriundas dos cursos. A política adotada é a escolha pelo professor da disciplina de 3 títulos básicos, que são adquiridos em média na quantidade de 1 exemplar para cada 10 alunos na turma, e 5 títulos complementares, que são adquiridos no mínimo 2 exemplares físicos para o acervo ou disponibilidade como acervo virtual.

    Periódicos:

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM disponibilizará um amplo acervo de periódicos para atender aos cursos através da modalidade de acervo virtual, com assinatura regular e disponível através do Portal da Faculdade.

    Multimídia:

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM disponibilizará, quando necessário, fitas de vídeo, DVD’s e CD’s em quantidade suficiente para atender às necessidades do curso.

    Jornais e revistas:

    A Biblioteca da Faculdade IDAAM disponibiliza um amplo acervo, virtual e físico, de jornais e revistas para atender ao curso.

PERIÓDICOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Economia Doméstica, Desenho Industrial, Turismo

Listagem:

  • CGG - Contabilidade, Gestão e Governança
  • BBR - - Brazilian Business Review
  • BAR - Brazilian Administration Review
  • ASAA - Advances in Scientific and Applied Accounting
  • Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão
  • GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional
  • REBRAE - Revista Brasileira de Estratégia
  • REAd. Revista Eletrônica de Administração
  • RBFin - Revista Brasileira de Finanças
  • JOSCM - Journal of Operations and Supply Chain Management
  • Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia
  • Pensar contábil
  • RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE
  • RAC - Revista de Administração Contemporânea
  • RAE - Revista de Administração de Empresas
  • RAI - Revista de Administração e Inovação
  • RAM - Revista de Administração Mackenzie
  • RCA - Revista de Ciências da Administração
  • RAP - Revista de Administração Pública


  • FACULDADES IDAAM 2018. Todos os conteúdos estão licenciados sob a cc-by-sa-3.0, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.